terça-feira, 30 de setembro de 2014

O CELULAR NA SALA DE AULA, ALIADO?

Muitas leis estão sendo criadas para que os aparelhos celulares sejam tirados das salas de aula. E que o perdemos com isso? Como podemos mostrar que o celular pode também ser um aliado na aprendizagem?
Vejamos alguns estados que já proibiram o uso dos celulares na escola, e ao ler mais informação poderemos perceber que em cada ESTADO há suas curiosidades. Estamos destacando apenas os que já proíbem e não o corpo da LEI.


Proibição do uso de celulares em sala de aula no Estado do Rio de Janeiro: LEI ESTADUAL Nº 5222, DE 11 DE ABRIL DE 2008.

Proibição do uso de celulares em sala de aula no Estado de São Paulo: Lei Estadual 12730/07 | Lei nº 12.730, de 11 de outubro de 2007

Proibição do uso de celulares em sala de aula no Estado do Ceará: LEI Nº 14.146, DE 25.06.08
Proibição do uso de celulares em sala de aula no Estado de Minas Gerais: LEI ESTADUAL MG N° 14.486, de 9 de dezembro de 2002
Proibição do uso de celulares em sala de aula no Estado do Rio Grande do sul: LEI Nº 12.884, DE 03 DE JANEIRO DE 2008.

Diante disso, pensamos que essas leis ajudam os jovens e crianças a deixar um pouco o celular de lado e estudar e pesquisar pelos livros. E também interagir com os colegas.
Mas do mesmo assim em horário livres, se for permitido levar para a escola, eles preferem ficar no celular conversando, teclando, com as pessoas que estão do lado e não conversar pessoalmente.
Assim em alguns Estados os governantes e legisladores tomaram algumas providências e criaram leis para proibir de vez o uso dos celulares na escola.
E como fazer o uso pedagógico dessa ferramenta?
Vejam algumas sugestões:
Para realizar algumas pesquisas;
Realizar cálculos;
Usar a agenda programada;
Utilização de sons e imagens e tantos outros
E no para o futuro como vemos essa possibilidade?
No futuro as coisas estarão mais modernas e por isso vai ter mais escolas que usarão mais celulares para atividades pedagógicas. 

Nossa opinião sobre este “PROBLEMA”: nós pensamos que o uso de celulares na sala de aula pode ajudar  muito, mas alguém tem que ficar perto para ver o que estamos  pesquisando na hora da aula como  se é orientação do professor ou brincando.  Pois, ainda nos distraímos com facilidade e mudamos o foco do que é para fazer...

2014 15 de setembro.  

 G1: 5° Ano A
Maria Eduarda, Letícia, Arthur, Eduardo, João Luiz Mangueira






Nenhum comentário:

Postar um comentário